A Conmebol divulgou nesta quarta-feira (3) o áudio do VAR do primeiro gol do Flamengo na vitória sobre o Corinthians pela fase de quartas de final da Copa Libertadores.

No lance, Cantillo tenta sair jogando, a bola desvia em Arrascaeta, bate no cotovelo de João Gomes e volta para o uruguaio marcar um belo gol. O lance foi confirmado por Patrício Lusto, o árbitro de campo e pela cabine do VAR.
No áudio divulgado pela Conmebol, é possível ouvir a equipe de arbitragem dizendo que o braço de João Gomes estava em posição natural e que não havia “iminência de gols”, pois Arrascaeta foi o responsável pela finalização.
Confira o diálogo da cabine do VAR: 2j7159
- AVAR: Peito
- VAR: Peito para mim, está habilitado
- AVAR: Digo habilitado, tudo limpo, tudo bola. Pega na sua mão. No companheiro
- Árbitro: Para mim é gol.
- Árbitro: Está em posição natural e vem de um companheiro
- VAR: Sim, para mim a mão está em posição natural
- Assistente: Pato, eu vejo a mão grudada ao corpo
- VAR: Aí, faz um movimento natural do corpo
- VAR: É uma posição natural, está em movimento natural do corpo, e não é iminência, porque quem faz o gol é o outro.
Confira o áudio do VAR do gol anulado do Flamengo – Vídeo: Conmebol/Reprodução
Regra atual: 3f85m
Vale ressaltar que desde junho de 2021 está valendo no futebol mundial a seguinte regra: se o toque acidental na mão de um atleta gerar uma assistência para outro jogador que venha a fazer o gol, o lance será legal.
Anteriormente a essa mudança, a regra dizia que o toque de mão involuntário no ataque deveria ser assinalado como falta caso levasse diretamente a um gol ou a uma “ocasião manifesta de gol”.
As atuais orientações da International Board determinam que a bola na mão será considerada infração nas seguintes situações:
- Se o jogador tocar a bola deliberadamente com mão ou braço, movendo a mão ou o braço em direção a bola;
- Tocar a bola com a mão ou com o braço quando a mão ou o braço estiver em posição antinatural e com isso ampliando o espaço do corpo. Por ter a mão ou braço em tal posição, o jogador corre o risco da mão ou braço ser atingido pela bola e ser penalizado;
- Fazer um gol na equipe adversária, imediatamente após a bola tocar na sua mão ou braço mesmo que acidentalmente.
Polêmica recente em jogo contra o Avaí 5m113z
Na última partida do turno do Brasileirão, um lance envolvendo a equipe carioca também rendeu polêmica em relação ao VAR. Na partida contra o Avaí, William Pottker marcou de cabeça após escanteio cobrado pelo Leão.
No entanto, após checagem da arbitragem de vídeo, o lance foi anulado por uma possível falta de Guilherme Bissoli no goleiro Santos, do Flamengo.

O lance foi muito reclamado pelos torcedores e pelo próprio Avaí, que solicitou à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) os áudios do VAR. Confira na íntegra.